24 novembro, 2011

Greve geral

Amanhã, dia 24 de novembro, acontecerá a greve geral em Portugal, exatamente um ano após a manifestação de 2010. Não se fala em outra coisa, como não poderia deixar de ser. E de novo eu me impressiono com a organização, a adesão e a compreensão de [quase] todos.

Ontem, no centro de saúde a atendente me recomendou: “Volte aqui amanhã ou na sexta. Mas olha, na quinta não porque será greve”. Uma amiga foi para a Espanha e adiou a volta para o dia 25 e assim segue, cada um se adaptando ao dia em que tudo vai parar.

Se pelo menos as pessoas soubessem o poder que realmente possuem. Elas enchem as ruas para protestar contra os governantes, mas no dia de ir às urnas – como aqui o voto não é obrigatório – deixam que uma minoria decida por elas. Gritam palavras de ordem contra os Estados Unidos com uma lata de coca-cola numa mão e um iphone na outra. Oi, congruência?

Eu sou muito solidária à causa em questão. Muito mesmo. Mas também sou da opinião de que devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. Se a mudança começa indo às ruas para mostrar a indignação, ótimo, mas todo mundo sabe que não fica por aí. 

Nenhum comentário: