17 novembro, 2011

Dica ecológica: reduza

Vocês já repararam que vivemos numa sociedade do consumo? Somos instigados a comprar o tempo todo e quase na mesma velocidade com que adquirimos, jogamos fora. Um dos itens do Guia do Consumidor Consciente, elaborado pelo Akatu, recomenda que antes de compramos qualquer coisa por impulso, nos perguntemos se é realmente necessário. Tarefa difícil, eu bem sei. Mas se a gente parar para analizar, anda rolando um certo exagero sobre tudo.

Reparem: hoje em dia a gente tem um par de tênis para correr, outro para andar na cidade, outro para andar no campo e outro para ir para a academia. Há faca para cortar pão, para passar manteiga, para cortar queijo, para peixes e para não sei mais o quê. Uma amiga do mestrado está fazendo a dissertação sobre o movimento do Decréscimo, que, numa explicação bem simplista, defende a criação de novas políticas econômicas que não foquem apenas no crescimento de produção. 

Como primeiro exemplo para abrir a seção Dicas Ecológicas: as embalagens. Nada mais propício para a época do Natal, não é? A imagem abaixo apareceu aqui no blog em 2009, mas continua atual. Caixas, laços e papéis de presente saem da loja e vão diretamente para o lixo, passando rapidamente pelas mãos de quem dá e de quem recebe.



Já tem alguns anos que eu troquei o papel de presente por jornal, páginas de revistas, caixas reaproveitadas ou o que estiver disponível e a reação de quem recebe é sempre de surpresa pela criatividade e originalidade.

Natal feliz no Brasil em 2009: fácil reconhecer os presentes dados por nós

 Na próxima quinta eu trarei uma nova sugestão. 

Um comentário:

FLÁVIA FERRARI disse...

Kelli, as compras de fim de ano estão realmente precisando de uma conscientização! Boa dica!
Beijo.
Flávia Ferrari
www.decoracasas.com.br