13 janeiro, 2011

Meu Top 10 de Tenerife

Marido e eu passamos seis noites em Tenerife, o que foi um bom número.  Como eu já contei, alugamos um carro e circulamos 700 quilômetros por toda a ilha, de norte a sul. A seguir, uma seleção dos 10 locais que achamos mais bacanas. 

1. O vulcão Teide pode ser visto por quase todos os pontos da ilha. Mesmo que a pessoa não esteja disposta a pagar para subir no teleférico, vale à pena tirar um dia para andar ali a volta.
"És una teta", descreveu nosso amigo

2. O parque natural a volta do Teide, todo formado por vestígios de lava solidificada. Impressiona.

"Paisagem lunar"

3. Masca é uma aldeia que está cravada no meio, literalmente, das montanhas Los Gigantes. Para chegar lá, pega-se uma estrada super tortuosa, que vai contornando a montanha ladeira acima. Diz a lenda que era um antigo refúgio de piratas.

Masca: o pôr-do-sol mais lindo da viagem
4. Garachico. Como a ilha fica bem no meio do oceano, o mar costuma ser um tanto agitado, por isso é comum as pessoas preferirem as praias do Sul, que foram construídas, por isso têm barreiras para não deixar a areia voltar para o mar e, consequentemente, as águas ficam mais calmas. Outra opção é ir a praias "originais", que possuem piscinas naturais formadas pelas rochas. Garachico é uma delas. 
A foto não é fiel ao azul da água

5. Punta de Teno é outra praia com piscinas naturais, a tal que fica depois da placa que diz para não seguir em frente. A estrada é tão cheia de curvas quanto a que vai para Masca. Rola até um medinho pro passageiro, que vai vendo todo o penhasco enquanto o motorista se concentra para desviar as rochas caídas no meio do caminho. Para quem gosta de snorkeling, é um prato cheio.

Água transparente e peixes que vem na beiradinha

6. No meio do caminho para Masca, há o Parque del Teno, com um monte de montanhas, vistas deslumbrantes sobre Tenerife e para a ilha Gomera, além de trilhas bem sinalizadas que levam, entre outros lugares, para a Punta de Teno, o local da foto acima.

Quem sabe numa próxima vez vamos a pé...

7. Puerto de la Cruz tem todo um charme, com praia, um clube com piscinas de água do mar e toda uma vida ativa, turisticamente falando. 

O primeiro contato com as areias vulcânicas

8. Passeio de barco foi o programa mais de turista que fizemos e justo nesse dia choveu em alguns momentos, as ondas estavam altas, daí parte do passeio perdeu a graça, pois uns 80% das pessoas que estavam no barco passaram mal o passeio inteirinho. Não fizemos snorkeling, mas valeu à pena por termos visto baleias e golfinhos.
Mamãe e filhinho!

9. Dizem que as montanhas de Anaga formam a parte mais antiga da ilha. Fizemos uma trilha de 8 Km, sem subir nem descer muito, um cuidado que se deve ter para aventureiros sem muita prática. Todos os caminhos estavam super bem sinalizados.

Floresta de Anaga lembrou a Mata Atlântica

10. E, por fim, as famosas tapas (petiscos) que não podem faltar no roteiro quando se trata de turismo em território espanhol.

Queijo para mim e jamon para ele. Vinho para os dois :)


Nenhum comentário: