25 fevereiro, 2013

Dica ecológica: participe

Aproveitando a onda de atualizações que o blog voltou a ter, vou retomar a seção de dicas ecológicas uma vez por semana, pois é um assunto que me interessa muito e sempre vale à pena compartilhar.

Bem... então a dica de hoje é participar do dia a dia das empresas, quer seja enviando sugestões ou reclamando. Segundo a Akatu, um dos princípios do Consumo Consciente (veja os 12 princípios aqui) é “contribuir para a melhoria de produtos e serviços enviando às empresas sugestões e críticas sobre seus produtos e serviços”.

Reparem que não é mesmo que falar mal por falar ou fazer das redes sociais um muro de lamentações. É partir do princípio de que se eu não digo que passou algo de errado comigo, a empresa não terá como adivinhar que o seu produto ou serviço apresenta problemas.

Um exemplo: Certo dia, em Lisboa, eu tentei comprar uma coca-cola naquelas máquinas automáticas que tem em algumas estações do metrô. Coloquei a moeda de 1 euro e o refrigerante ficou emperrado. Quem nunca? Eu poderia ter chutado a máquina, xingado os donos da coca-cola ou simplesmente ter deixado para lá, afinal era “só” 1 euro.

Na máquina havia um número de telefone, que resolvi entrar em contato no mesmo instante, informando o que havia acontecido. O atendente disse que um técnico iria ao local e que o meu dinheiro seria devolvido. Depois de uns dias, recebi em casa um cheque nominal no valor de 1 euro.


Esse é um exemplo mais simbólico, afinal 1 euro não deixa nenhum empresário pobre, mas se todos que tem as suas moedas emperradas nas máquinas automáticas começarem a fazer o mesmo, uma hora alguém na empresa vai questionar a emissão de tantos cheques de 1 euro e aí vai fiscalizar melhor o serviço de manutenção.

É um círculo.

* Atualização: No título original eu tinha usado a palavra “reclame”, mas depois de conversar com alguns amigos sobre o post, vi que o verbo mais adequado é “participar”, que aí inclui reclamações, sugestões etc.

Nenhum comentário: