23 janeiro, 2014

Dica ecológica: use a criatividade, reutilize objetos

No escritório: ex-lata de sopa e ex-caixa de cereais
Agora: porta-canetas e lixinho reciclável de mesa

Eu adoro entrar nessas lojas de tranqueiras para casa e escritório. Sabe suporte para celular, “enrolador” de fios, porta-bugigangas, kit para cupcakes, para biscoitos e outras coisinhas mil? Fico com vontade de comprar tudo. Olho para o preço e desisto. Não que não valha o preço que pedem. É que sendo muito sincera comigo mesma, eu não preciso de nenhuma daquelas coisas ou posso encontrar substitutos em casa mesmo.

Um exemplo: no fim do ano passado, visitei uma amiga e achei super bonito o arranjo natalino que enfeitava a mesa. Ela, prestativa, me disse a loja que tinha comprado. Ao voltar para casa, me lembrei das velas artesanais que tinha ganho e ainda não tinha usado. Peguei um prato que ficava na mesa de centro da sala, “roubei” algumas pinhas da árvore de Natal e voilá: arranjo natalino a custo zero.


Com um pouco de criatividade, nós encontramos inspiração o tempo todo, em todos os lados. Às vezes produzimos coisas super legais que nem sabíamos que éramos capazes. Outras fazemos um quebra-galho, que mais parece trabalho de Educação Artística do primário. Mas cumpre a função igual, que é o que importa.

Com isso, geramos menos lixo, economizamos dinheiro e recursos naturais. Aqui em casa, outro fator que conta é o da praticidade. A qualquer momento, podemos nos mudar de casa ou de país e não teremos espaço nas malas para levar todos os objetos do mundo.

Para mim, será menos dolorido (a apegada!) me desfazer de vidros de café solúvel que foram transformados em porta-cereais do que se eu tivesse comprado um jogo daqueles que vem escrito “café”, “açúcar”, “feijão”, “arroz”, por exemplo. 


Sabe quando vamos naquela feijoada na casa da mãe e, no fim, ela distribui marmita para todo mundo? Donana costuma ter um estoque de embalagens de sorvete para esse fim, assim não precisa ficar cobrando os potinhos que nunca são devolvidos.

A ideia desse post não é que a gente se transforme no maior mão de vaca do mundo. Não. É só que a gente se pergunte, antes de comprar por impulso ou por empolgação, se aquilo realmente vai ser útil ou se ficará no fundo de uma gaveta qualquer. Se a resposta for a segunda, então melhor reutilizar alguma coisa que já tem em casa mesmo, não acham?

De embalagem de xampu a suporte pra carregar o celular,
um oferecimento Pinterest  :D

Um comentário:

LUCIANA REIS disse...

AMEI! VOU FAZER, AMO SEU BLOG BS