03 julho, 2011

Mesa do jardim: antes e depois

Acho que eu nunca contei... quando as pessoas trocam os móveis da casa, é super comum por aqui elas colocarem na porta do prédio, para outras que queiram ou precisem pegar. A gente vê sofás, aparelhos elétricos, colchões, pedaços de móveis, roupas, livros e por aí vai. Tudo o que não serve mais vai para a rua. Essa prática não é exclusiva de Portugal, rola na Europa toda. Eu conheço pessoas que montaram a casa inteira só com coisas do “lixo”.

Algumas semanas antes de mudar de apartamento, um vizinho colocou uma mesa de jardim para fora. Ela estava bem detonadinha, com um pé quebrado, mas mesmo assim quando eu a vi alucinei porque na casa nova tem quintal.

Lá fomos Marido e eu desmontar a mesa inteira para faze-la caber no carro. Em pleno mês de janeiro, no auge do inverno. Delícia. Ela ficou encostada no quintal por uns dois meses.

 
Até que um belo dia ia ter uma almoço aqui em casa e tinha chegado a hora de criar coragem para  montá-la. Marido deu umas marteladas na perna manca e ficamos uns tempos usando-a do jeito que estava, com a madeira envelhecida e suja. 

Se concentrem na madeira ;)

Daí, num dos primeiros dias de sol e céu azul da primavera, compramos lixas, óleo e demos aquele trato na mesa. Eu nunca ia imaginar que essa dupla fizesse um milagre tão grande. Vejam a transformação.

Primeiro passo: lixar. Metade feita e metade por fazer
Segundo passo: polir. Passamos duas camadas de óleo de teca em spray

E já está! Detalhe para o caminho de mesa by Donana
 
Uma amiga nos disse que ficamos com uma agradável sala de jantar de verão. Eu concordei :-)

Um comentário:

ERICA RITACCO disse...

Ficou linda!