16 julho, 2011

O poder do marketing

No fim de semana passado aconteceu a Festa do Pão em Mafra, uma cidade que fica a 30 Km de Lisboa e onde tem um palácio gigante, que também já foi hospital. Como o pão é um dos itens gastronômicos que o português mais se orgulha e “festas do pão” acontecem por todo o lado no país, a Câmara Municipal de Mafra resolveu promover em paralelo um “passeio pedestre” pela Tapada de Mafra – uma mata que circunda o palácio, onde os reis costumavam caçar. 

Lá fomos Marido e eu com um casal de amigos para a tal trilha de 10,6 Km. Nós e outras 300 (!) pessoas. O sábado amanheceu nublado e quando chegamos no ponto de partida do passeio começou a garoar. Já tínhamos levantado às 7h da manhã mesmo, então deixamos rolar. Pouco tempo depois o céu abriu e começou a fazer sol. 


Olha, eu sei que é verão, mas tirar tanta gente da cama cedo, num dia com o céu pouco convidativo e fazê-las pagar cinco euros para fazer uma trilha não é pra qualquer um não. A Câmara de Mafra mandou muito bem na ação de marketing. Eu já fui em caminhadas do mesmo gênero no verão passado que não juntaram 20 participantes.

O tempo todo fomos acompanhados por guias locais que iam à frente e no final do grupo, para evitar que alguém se perdesse. Além disso, no meio do percurso nos ofereceram um piquenique, com sucos, frutas, água e dava direito a um pão de Mafra com chouriço quentinho – acabadinho de sair, como dizem os tugas. No final da caminhada, ele caiu como uma luva. Soube muito bem, como eles falam.

O caminho [ainda] não está sinalizado com aquelas marcações universais de trilhas, mas com o mapa da cidade que é fornecido no posto de informações turísticas dá para dar umas voltinhas pelo parque, visitar o palácio e – o principal – provar o famoso pão de Mafra e os doces típicos de lá. 

Nunca um pão com chouriço me custou tanto...

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