31 janeiro, 2013

De trem pela Espanha

Uma das coisas que estou amando sobre viver na Espanha é: viajar de trem pelo país. Em Portugal, como tínhamos carro, nossas andanças de norte a sul eram sempre motorizadas. Aqui não e está sendo uma experiência bem interessante.

Só agora, mais adaptados e completamente instalados, é que começamos a nos locomover mais para outras partes da Espanha que ainda não conhecíamos e o trem dá todo um charme para a viagem.

Para mim, o mais bacana é que geralmente as estações ferroviárias estão no centro da cidade, são mais acessíveis, ao passo que os aeroportos estão sempre em zonas mais afastadas e demora mais para chegar. Outra vantagem é que num aeroporto, é preciso chegar pelo menos uma hora antes do voo para fazer o check in, enquanto de trem podemos chegar faltando apenas cinco minutos para ele partir.



Os preços dos bilhetes nem sempre são super convidativos, principalmente se compararmos o ticket de um trem de alta velocidade com uma passagem de avião numa companhia low-cost. Eu mesma já comprei bilhete de ida e volta para Bilbao por 16 euros pela Ryanair. A contrapartida? Sair de casa às 4h da manhã porque o voo era às 6h, pegar táxi porque o metrô ainda não funcionava e esperar até às 14h para fazer check in no hotel. São contratempos que quem usa esse tipo de serviço está ciente e disposto a passar por eles.

Mas se usamos a Ibéria, que é a principal companhia aérea espanhola, como parâmetro de comparação, muitas vezes verificamos que as opções que oferece a Renfe – a empresa trem – são economicamente viáveis sim. Com vantagens: ao longo da viagem passam filme, algumas tarifas incluem serviço de comida e o celular pode ir ligado o tempo inteiro, com cobertura de rede 3G funcionando lindamente, pelo menos ao longo do caminho Madrid-Sevilha, que foi o que eu já fiz.

Nenhum comentário: