04 junho, 2011

Por um consumo mais consciente

Esta é a semana do meio ambiente e está pipocando ações em todos os lados sobre a importância de economizar água, proteger a natureza e promover um tal de consumo consciente. Daí eu lembrei que faz um tempãããão que estou para escrever sobre o impacto que esse vídeo do Instituto Akatu teve aqui em casa. 


Tanto Marido quanto eu somos donos de casa de primeira viagem. Nos primeiros meses de casados, desperdício de comida foi inevitável. Levou um certo tempo até descobrirmos a quantidade certa de frutas e saladas para comprar, sem ter que jogar nada fora.

Depois que assistimos a esse vídeo, decidimos acabar com tudo o que havia no armário e congelador antes de comprar coisas novas. Aquele pacote de massa de lazanha que só foi usado uma vez, a lata de chocolate em pó quase vencendo, a farinha de trigo que só tinha sido usada para um bolo, aquele salgadinho de milho que não era gostoso e foi para o fundo do armário e por aí vai. É claro que a regra não foi aplicada para coisas frescas como leite, pão, verduras, legumes e frutas. Isso continuamos comprando semanalmente, em quantidade menor.

No começo até que foi fácil, porque realmente tínhamos muitas coisas que compramos para o caso de usar um dia, mas conforme as semanas passaram, tínhamos que ser cada vez mais criativos. O resultado foi que depois de um mês e pouco o nosso armário ficou vazio e desde então só compramos o que realmente vamos consumir num espaço curto de tempo.

Com a visita dos sogros, no mês passado, os nossos armários e geladeira não ficaram cheios, ficaram abarrotados. O passeio que eles mais fizeram em Lisboa foi ir ao mercado, todos os dias. Quando encontravam um novo, entravam nesse também e, claro, se empolgavam com todas as coisas diferentes que não há no Brasil. Marido e eu tivemos que dizer com todas as letras que aqui em casa nada se joga fora para eles pisarem um pouco no freio. Resultou só um pouco.

Chegava a ser engraçado, porque afinal eles só queriam experimentar coisas novas e nos mimar ao mesmo tempo, mas o consumo consciente passou longe. Pelo menos eles aprenderam a levar a sacolinha de pano para as compras e também fizeram um curso intensivo de reciclagem.  Esse último, outro programa que eles fizeram quase todos os dias: separar papel, vidro ou embalagens (plástico e metal) e levar para o ecoponto, trazendo o saco de volta para ser reaproveitado.

Eu achei super fofo o esforço deles para se adequarem ao nosso estilo de vida. Se eles vão continuar fazendo agora que voltaram para casa, eu não sei, mas já plantamos a semente. Uma coisa é certa: cada vez que eles forem ao mercado lá no Brasil nos próximos meses vão se lembrar de nós dizendo para comprar só o necessário, da mesma forma que nos lembramos deles aqui, cada vez que preparamos uma comida que foi comprada por eles.  

Nenhum comentário: