16 junho, 2011

Fragmentos de um feriado bom

Dia 10 de junho foi o Dia de Portugal e dia 13 o dia de Santo Antônio, o padroeiro de Lisboa. Em outras palavras: a cidade esteve em festa por quatro dias seguidos. Até São Pedro colaborou e reservou dias lindos, com sol e calor para todos que estavam nas redondezas: portugueses, imigrantes ou turistas. 


Como não poderia deixar de ser, fui a um arraial, comi sardinha e bebi vinho da casa servido em jarra de barro. Tudo em mesas arranjadas no meio das vielas de Alfama, o bairro mais antigo de Lisboa. Porque na época dos Santos Populares as ruas são de todos e ganham vida com enfeites coloridos, músicas típicas e pessoas animadas.

Eu só me pergunto como os portugueses conseguem guardar tanta alegria o ano inteiro e só se deixarem envolver por ela apenas um dia por ano.


Também visitei amigos antigos, recebi visitas e conheci pessoas novas. Tudo em clima de “já é verão”. Parece muito para o espaço de quatro dias, mas é daquelas coisas possíveis quando o sol nasce às cinco da manhã e só se põe depois das nove da noite. E eu a-do-ro.

Nenhum comentário: