17 junho, 2013

O gigante acordou!

Largo da Batata - São Paulo - 17/jun/2013 Foto: jornal O Globo


Estou acompanhando online todas as manifestações no Brasil que começaram contra o aumento da tarifa do transporte público, mas que na realidade foram motivadas por todas as desigualdades e corrupção deslavada. Até então o povo aguentava calado. Agora não. Agora estão todos – de todas as classes, idades e credos – juntos por um país melhor. O que começou em São Paulo já se espalhou para mais 120 cidades brasileiras e até a última notícia que li, 58 cidades no exterior.

Só digo uma coisa: QUE ORGULHO! Aliás, duas: Que vontade de estar lá!

De verdade, a cada relato que leio ou vídeo que assisto, das pessoas que ficaram feriadas na sexta-feira aos manifestantes vestidos de branco fazendo um manifestação APARTIDÁRIA e PACÍFICA, fico toda arrepiada e emocionada. É o povo escrevendo a história do Brasil no aqui e no agora. E a tecnologia me permitindo participar mesmo estando longe.

Já disse mais de uma vez que uma das coisas que mais gosto na Europa é o direito de se manifestar e os cidadãos fazerem uso desse direito. Já fui a manifestações em Lisboa (tem relatos aqui e aqui) em que os policiais iam lado a lado com a população, porque também eram prejudicados com as decisões impostas pelo governo. Em Madrid houve situações com clima menos amigável, mas uma coisa que presenciei nas duas cidades foi a SOLIDARIEDADE dos demais com a causa, independente de estar no meio da rua ou no conforto do sofá. De ter chegado ao trabalho na hora ou ter tido que esperar a manifestação passar para poder voltar pra casa. O que prevalece é respeito ao direito de se manifestar e o raciocínio: "ainda há quem se dê ao trabalho de protestar".

Ao longo da semana, conforme os protestos em São Paulo foram ficando mais frequentes e com mais participantes, assisti pelo facebook e twitter muitas pessoas – amigos inclusive – mudarem o discurso. De uma posição completamente egoísta para uma postura mais solidária, que pelo menos tenta respeitar o fato de que aquelas pessoas nas ruas que estão tomando tiros de bala de borracha da polícia estão reivindicando melhores condições não só para a população da classe baixa, mas para toda a cidade.

Estou muito orgulhosa. Às vésperas de sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016, o brasileiro precisava abrir os olhos e mostrar para o mundo que não somos só o país do carnaval e do futebol. A inflação está uma coisa absurda, os preços de tudo está hiperfaturado, sem falar nos problemas de sempre: falta de investimento na educação, na segurança, na saúde pública e num sistema de transporte digno.

Espero que os protestos sigam pacificamente, porque o vandalismo deslegitima o propósito da causa.

É isso aí. Força, Brasil! #ogiganteacordou #sp17j #changebrazil #mudabrasil #protestosp #vemprarua #passelivre #mobilizados #acordabrasil #segundabranca #whitemonday

Nenhum comentário: