02 março, 2013

A história do fondant – com a receita

Uma das minhas sobremesas favoritas quando vivia em São Paulo era o petit gateau, aquele bolinho de chocolate com uma calda deliciosa de recheio. Levei alguns anos vivendo na Europa para descobrir que por aqui essa sobremesa é conhecida como fondant, e mesmo assim não é em todos os restaurantes que se encontra.

Certo dia, num jantar em Lisboa, não sei como chegamos nesse assunto, mas o fato é que uma amiga francesa disse que fondants na França são como brigadeiros no Brasil, todas as mães sabem fazer. E escreveu a receita para mim no primeiro pedaço de papel que encontramos.

Eu não gosto nada de cozinhar todos os dias. Teve um tempo não muito distante que eu dizia que não gostava de cozinhar e ponto. Isso tem mudado. Aquele negócio de segunda a sexta, arroz, feijão e bife eu ainda não curto, mas uma comida especial, tipo o almoço do fim de semana, quando recebemos amigos em casa ou quando fazemos uma refeição comunitária (cada um leva um prato) é outra coisa.

Adoro testar receitas e adoro mais ainda quando dão certo :) Estou ficando craque em cupcakes de banana (sem cobertura), pudim de leite, pão de queijo e torta de legumes (aquela de liquidificador que as mães faziam para os lanches na escola).

Na semana passada foi a festa de aniversário de uma amiga e ela me pediu para ficar responsável pelo bolo. Como eu nunca fiz um bolo de aniversário na vida e o cupcake de banana já está um pouco batido com os amigos aqui em Madrid, recuperei a receita do fondant. A foto dos bolinhos fez tanto sucesso no facebook que inspirou este post – o primeiro sobre culinária no blog! –, para publicar a receita. E antes que comentem, sim, é uma senhora bomba calórica. Mas uma vez ou outra, que mal tem, não é?


Fondant da Julie

Ingredientes:
200g de manteiga
200g de chocolate amargo
100g de açúcar
5 ovos
1 colher de sopa de farinha de tripo

Modo de preparo:
Derreter a manteiga e o chocolate
Adicionar o açúcar, os ovos – um a um – e a farinha
Misturar tudo
Colocar em forminhas (eu uso de muffins)
(pode preencher a forma até quase a borda porque crescem muito pouco)
Assar por 15 minutos a 180 graus

Rende entre 12 e 15 bolinhos. Cada um deve ter mais ou menos 280 calorias.

Bon appetit :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Olha que para mim fondant é apenas chocolate meio derretido que se põe por cima dos bolos, ou assim. Petit gateau é que é o bolo com chocolate derretido no meio! lol Aliás, naquele café chamado Jerónymo é assim que lhe chamam...

Os humanos, com a sua linguagem verbal, nunca se entendem! eheheheh

Ainda bem que voltaste ao blog! :D

Kelli Machado disse...

:)