15 junho, 2010

Fim de semestre

Essa é a última semana para eu terminar e entregar todos os trabalhos do mestrado. Já estou no final do primeiro ano, acreditam?!? Por sorte, ao contrário do semestre passado que eu tinha cinco disciplinas, demorei um tempão para assimilar o tal do “pensamento acadêmico” e inventei de passar 20 dias no Brasil bem quando as coisas bobam por aqui.

Aliás, um parênteses: eu tentei explicar que janeiro é COMEÇO de ano, sinônimo de férias, e não FIM de semestre. Mas os povos do hemisfério Norte não pensam assim não... Para eles, fim de ano (escolar) é agora em junho. Por mais que eu adore o verão, independente de ser em janeiro ou em agosto, esse lance do ano acadêmico começar em setembro faz uma confusão gigante na minha cabeça.

Enfim... como eu ia dizendo, por sorte, agora tenho três disciplinas, já adiantei boa parte da leitura ao longo das aulas e dois dos trabalhos são um pouco complementares. Agora falta sentar e escrever. Ou seja: semana intensa e offline pela frente.


Mas antes de voltar para o cantinho dos estudos, vou contar só mais duas coisas:

Primeira: A nota aqui – e acho que em toda a zona do Euro – vai de zero a 20, mas os professores [da minha faculdade pelo menos] costumam dar 18 como nota máxima. Já ouvi [de estudantes] que 20 só os professores tiram. Não sei se procede... Para ser aprovado na disciplina, a nota mínima tem que ser 10.

Até aqui tudo mais ou menos igual, certo? A diferença é que os alunos aprovados, porém insatisfeitos com a nota, podem pedir melhoria no semestre seguinte. Daí o professor aponta os erros no trabalho, a pessoa refaz e a nota sobe. Sensacional, não é? No semestre passado, na hora do desespero, um dos trabalhos eu entreguei com o mínimo necessário para tirar dez. Levou 12, daí pedi melhoria e agora ele passou para 16 :)

Segunda: Das coisas que eu adoro no hemisfério Norte:
20h56 da "tarde" e esse céu lindo em Lisboa, enquanto eu estudava na biblioteca da faculdade.

2 comentários:

Sra. Rapadura disse...

Quando a "coisa é de raiz" não há como mudar, o negócio é se adaptar!
Semtembro também é uma confusão para mim, mas enfim...

Boa sorte menina!

Sra. Rapadura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.