12 dezembro, 2008

O outono

Aconteceu de novo... o fim de semana (passado) foi prolongado, cinzento e molhado. Com um porém: temperaturas amenas, na casa dos 15 graus.

No primeiro dia útil semana, a terça, o sol apareceu e a temperatura caiu.

É assim que é do lado de cá da linha do Equador: os dias ensolarados são os mais frios.

Aprendi isso há três anos, lá na Terra do Gelo. Teve um dia que eu sai de casa apenas de jaqueta, sem luvas, touca, cachecol e uma blusa extra. Tudo porque tinha visto um sol maravilhoso pela janela ao acordar, depois de muitos dias cinzas. Estava seis graus e eu não tinha como voltar para casa...

Quase congelei.

Quando contei o ocorrido à minha hostmother, ouvi essa frase pela primeira vez, dita com uma certa indignação... como eu não sabia que os dias bonitos são os mais gelados?

De onde eu venho sol é sinônimo de calor, sabe.

Agora que eu sei isso tudo e visto as roupas certas, descobri o prazer que é sentir só a ponta do nariz gelada, de parar onde está batendo o sol e ficar ali por alguns segundos, sentir a brisa gélida no rosto enquanto caminho. Eu acho as cores do outono bonitas, as árvores em seus tons alaranjados, as folhas caídas, as pessoas em seus casacos e botas.

Os dias de sol me deixam especilamente feliz.

Nenhum comentário: