09 maio, 2008

48 horas

Mudar é legal. Muito. Claro que tem o lance da saudade – que doi pra caramba -, do fuso – que nos deixa cansados durante o dia e pilhados à noite -, do tempo de adaptação e coisas assim, mas no geral é muito bom, principalmente pela quantidade de novas experiências que vivemos a todo momento.

Chegamos a Lisboa há menos de uma semana e já temos uma lista considerável de coisas diferentes que Marido e eu passamos:

Ainda no aeroporto, pegamos vôo com uma excursão de católicos e, na hora de passar pela Imigração, tivemos a sorte de entrar na mesma fila que o padre do grupo. Passamos literalmente batidos, o guarda nem olhou para as nossas fotos do passaporte.

De lá até o hotel, fomos de Mercedez. É o táxi padrão daqui.

Logo nas primeiras horas, já começaram os contrastes. É impossível nao comparar.

“Olha, o Mc Donalds daqui serve sopa!” – assim como todos os lugares que servem comida aqui. Estou feita. Eu amo sopa.

O Neston chama-se Nestun, o danone Corpus é Corpos, o pote de Nutela é gigante, os programas de tevê são hilários, as opções de doces são infindáveis, vinho é muito barato, há muitas frutas frescas, botecos com mesas pelas calçadas e muitos brasileiros. Muitos.

No primeiro passeio que fizemos ao centro da cidade, nos ofereceram haxixe e coca no meio da rua. Fiquei impressionada. Foi a primeira vez que me ofereceram drogas. Nem na Terra do Gelo que a maconha é liberada, isso aconteceu...

Apesar da cidade ser “grande”, a capital do país, me sinto como se estivesse numa cidade do interior, com ruas arborizadas, estreitas, sem muitos prédios altos, tudo muito antigo, algumas construções até bem velhas, outras, ao contrário, super conservadas.

Falei das diferenças, agora vamos às semelhanças. Chegamos no meio do feriado de 1º de Maio e, como no Brasil, havia faixas pelas ruas com reinvidicações bem semelhantes às nossas: saúde, emprego e educação. Também há muitos moradores de rua e fumantes que jogam a bituca de cigarro no chão.

Algo que me deixou muito feliz foi ver que há pontos de coleta de recicláveis por toda a cidade. Hoje fui a uma deles, com a minha sacolinha ecológica fazer a minha parte.

Por hora, vou parar por aqui. Há muitos outros assuntos que merecem destaque especial, entre eles, os doces portugueses, as visitas às imobiliárias e as confusões linguísticas.

Um comentário:

Lisi disse...

Eu vou querer saber dos "muitos outros assuntos". As confusões linguísticas sempre sao engraçadas...
Bjos!