01 agosto, 2007

Quem ganha?

Já na faculdade de jornalismo professores recomendam filmes que mostram o lado carniceiro dessa profissão. Tem a repórter que, ao ver um cara se atirar do prédio, pergunta ao cinegrafista se as imagens ficaram boas; o editor que para não entrar em conflito com empresários influentes revela a fonte de seu repórter; o jornalista que interfere no resgate de uma vítima soterrada para elevar as vendas do jornal e muitos outros exemplos...

Para mim, todo aquele glamour de ser jornalista foi embora faz tempo... É uma profissão de escolhas, assim como muitas. Eu optei por fazer meu trabalho e ganhar meu dinheiro de forma honesta. E estou bem feliz assim.

Mas por que tudo isso? Bem... já não bastasse toda a cobertura apelativa sobre o acidente da TAM eis que hoje divulgaram os diálogos dos pilotos, minutos antes da tragédia. Que as autoridades competentes precisam saber os detalhes do que aconteceu vá lá. Precisam mesmo, principalmente para evitar coisas piores daqui para frente.

Agora eu, você, o Zé da esquina ou a mãe de uma das vítimas, o que a gente ganha com isso? Em que essa notícia nos agrega? Absolutamente nada. Só aumenta o vazio e a repulsa por pessoas que se aproveitam da desgraça alheia para ganhar a vida.

Um comentário:

Mary Jane disse...

então pensamos o mesmo.

beijos