23 abril, 2013

O Dia do Livro em Madri


Hoje é o Dia Internacional do Livro e, segundo contam, a data foi escolhida em referência à morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes. Para aqueles que adoram ler, não tem semana melhor para se andar por Madri do que esta. Todas as livrarias, bibliotecas e cafés culturais promovem leituras, interpretações, tarde de autógrafos, descontos e um montão de atividades relacionadas com livros em todos os cantos da cidade.

Se juntarmos a isso (i) a chegada da primavera, (ii) os primeiros dias ensolarados e (iii) as tardes cada vez mais longas por causa do horário de verão temos um convite perfeito para uma caminhada despretensiosa e super agradável pelas ruas de Madri.

Na Catalunha, dia 23 de abril é feriado, não por causa do Dia do Livro, mas sim devido ao dia de São Jorge (Sant Jordi em catalão), o patrono de lá. Os catalães aproveitam a data para comemorar a sua versão de Dia dos Namorados no qual, por tradição, os casais trocam flores e livros. Deve ser para juntar todos os significados da data, ne? (esse último comentário é divagação minha :-) 

Tantos que nem sei por qual começar 

Sem querer, comemorei o Dia do Livro antecipado na ida ao Brasil agora no início de abril. Eu já saí de Madri com alguns encomendados e ao encontrar amigos, ganhei uns tantos outros de presente. Tem coisa mais gostosa que carinho gratuito? Eu amo. Resultado: uma mala só de livros na volta para casa. Não é à toa que Marido costuma dizer que vamos precisar de um contêiner quando decidirmos voltar para o Brasil. Mas como isso não é assunto para agora, desejo um feliz Dia do Livro para você que lê o blog ;-) 

Nenhum comentário: