14 janeiro, 2012

Mestrado começando a acabar

O meu mestrado está super na reta final. A cada dia a minha dissertação ganha mais páginas e, o melhor: sentido. E isso apesar da minha total falta de disciplina como estudante-que-mais-tira-férias-do-mundo, mas gente, com toda uma Europa para explorar é perdoável, não é?

O mais engraçado é pensar que há poucos meses eu estava completamente perdida, cogitando ficar apenas com o diploma de pós-graduação do curso*. Lembram? Eu queria desistir mesmo da vida acadêmica. Praticamente toda a minha turma estava na mesma vibração até que alguns alunos mais destacados terminaram os seus trabalhos e deram uma super motivada no restante do pessoal.

O novo prazo para a entrega da dissertação está chegando. Volta e meia eu sou tomada por surtos de desesperos, intercalados por momentos no maior estilo “every little thing is gonna be alright”. E assim segue.

O meu plano era ter TUDO pronto agora em janeiro, mas ne... se eu terminasse com dois meses de antecedência que graça teria? Não ia ter a emoção do “será que vai dar tempo?”.

Dentro da minha cabeça, a dissertação está prontinha. Tem capa e tudo. Meu sonho de consumo é que existisse um cabo USB que conectasse o cérebro com a impressora. Não ia ser perfeito? Pularia as fases de sentar, concentrar e escrever, iria direto para a etapa de revisão e, de bônus, eu viajaria para o Brasil na semana que vem sem ter medo da loucura que será o mês de março.

Mas... como o mundo não é perfeito –  #classemediasofre –, podem vir as borboletas no estômago. No fim eu sei que tudo dará certo :)

Os meus livros de cabeceira do último um ano e meio

* Na universidade onde estudo, a Nova de Lisboa, os mestrados tem dois anos de duração. No primeiro ano só temos aulas, que é chamado “componente lectiva”. O segundo ano é dedicado exclusivamente ao trabalho final, que pode ser feito em três formatos**: dissertação, estágio acadêmico ou projeto para ingressar num doutorado.
No fim do primeiro ano, recebemos um certificado de pós-graduação. O aluno que assim o quiser, pode ficar só com esse diploma e não dar continuidade ao curso. Vale registrar que nesse caso a pessoa não recebe o grau de mestre.
**  No caso de estudantes brasileiros, a dissertação é o único formato que o MEC aceita para validar o curso no Brasil. 

Nenhum comentário: