05 setembro, 2007

Dicas

Não costumo escrever sobre filmes e livros. Talvez para não ser interpretada como uma pseudo-crítica. Acontece que sempre faço programas culturais e, invariavelmente, penso numa forma de compartilhar os que mais gosto. As três dicas a seguir são as mais recentes e as que mais mexeram comigo também, de alguma forma. Aí vão.

Um filme: Miss Potter. Eu já gostava dos filmes com Renée Zellweger antes dela personificar Bridget Jones, depois disso virei fã. Aí veio seu mais recente trabalho, que juntou ela e a biografia de uma escritora britânica de histórias infantis. Eu simplesmente adoro esses quatro elementos: a atriz, biografias, sotaque britânico e coisas para crianças. O filme é tão leve e divertido, com uma pitada de romantismo. Adorei.

Um livro: Narciso e Goldmund, de Hermann Hesse. Só conheci as obras dele recentemente. Das três que li, esse foi o último. Não posso dizer que foi o que mais gostei porque Sidarta também é um livro e tanto. Mas é verdade que me cativou muito. A forma como escreve é envolvente, transcende, nos faz sentir cada vivência dos personagens. E apresenta dois amigos que se admiram e se amam de tal forma, sublime e única, que as diferenças, as escolhas, os caminhos, as crenças, os valores, o tempo e a distância, simplesmente nada foi capaz de abalar.

Um lugar: Pátio do Colégio. Só a arquitetura colonial já faz o passeio valer à pena. Conhecer o local onde São Paulo nasceu, ver mapas e desenhos de como a cidade era e como foi se transformando tão rapidamente é, no mínimo, curioso. Lá descobri que as avenidas 23 de Maio e Nove de Julho eram rios, que o Parque da Luz, antes, abrigava uma tribo de índios, que o caminho que levava ao mar (e ao, hoje, Grande ABC, onde moro!) era apenas uma trilha e muitas outras coisas. Me senti numa aula “prática” de história :-)

Um comentário:

Anônimo disse...

Que bom que gostou!!! Deu trabalho, mas valeu. E vc, tudo bem? e nosso chopps?

Bju