Bem... então a dica de hoje é participar do dia a dia das empresas, quer seja enviando sugestões ou reclamando. Segundo
a Akatu, um dos princípios do Consumo Consciente (veja os 12 princípios aqui) é
“contribuir para a melhoria de produtos e serviços enviando às empresas sugestões
e críticas sobre seus produtos e serviços”.
Reparem que não é mesmo que falar mal por falar ou fazer das
redes sociais um muro de lamentações. É partir do princípio de que se eu não
digo que passou algo de errado comigo, a empresa não terá como adivinhar que o seu
produto ou serviço apresenta problemas.
Um exemplo: Certo dia, em Lisboa, eu tentei comprar uma
coca-cola naquelas máquinas automáticas que tem em algumas estações do metrô. Coloquei
a moeda de 1 euro e o refrigerante ficou emperrado. Quem nunca? Eu poderia ter
chutado a máquina, xingado os donos da coca-cola ou simplesmente ter deixado
para lá, afinal era “só” 1 euro.
Na máquina havia um número de telefone, que resolvi entrar em
contato no mesmo instante, informando o que havia acontecido. O atendente disse que um técnico iria ao local e que o meu dinheiro
seria devolvido. Depois de uns dias, recebi em casa um cheque nominal no valor de 1
euro.
Esse é um exemplo mais simbólico, afinal 1 euro não deixa
nenhum empresário pobre, mas se todos que tem as suas moedas emperradas nas máquinas
automáticas começarem a fazer o mesmo, uma hora alguém na empresa vai questionar
a emissão de tantos cheques de 1 euro e aí vai fiscalizar melhor o serviço de manutenção.
É um círculo.
* Atualização: No título original eu tinha usado a palavra “reclame”, mas depois de conversar com alguns amigos sobre o post, vi que o verbo mais adequado é “participar”, que aí inclui reclamações, sugestões etc.
É um círculo.
* Atualização: No título original eu tinha usado a palavra “reclame”, mas depois de conversar com alguns amigos sobre o post, vi que o verbo mais adequado é “participar”, que aí inclui reclamações, sugestões etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário