25 dezembro, 2010

Que venha 2011!

O Natal acabou de acabar e toda aquela angústia por estar aqui e a família lá que me acompanhou desde o início de dezembro simplesmente passou. No final, foi tudo incrivelmente feliz: almoço delicinha em casa preparado pelo Marido, encontros com as famílias pelo skype e a ceia com amigos especiais, a nossa família de Lisboa, com quem estamos juntos todas as semanas e para os quais podemos ligar a qualquer hora que estarão lá.

Teve comidas gostosas - eu me encarreguei das rabanadas! - troca de presentes, amigo secreto e, o mais importante de tudo: sentimentos de amor, cumplicidade e amizade acompanhados de abraços bem quentinhos para todo mundo.

Amanhã colocamos o pé na estrada. Tenerife nos aguarda! Como eu costumo dizer, esse negócio de viver longe tem que ter as suas compensações :-)

Meu desejo é de que 2011 seja especial.



Boas festas para todos!

21 dezembro, 2010

Querido inverno,

Você é super bem-vindo, mas vamos combinar uma coisa?
Não exagera não, vai. Por favor.

20 dezembro, 2010

Uma opção ao avião

Dias atrás recebi a visita da Mari Navarro e da Carla Moura, as meninas bonitas da foto :)

Se esse blog fosse um diário (ou um álbum do Orkut/ Facebook), vocês saberiam que a Mari (de preto) é a nossa visitante mais frequente. Ela veio para cá logo que nos mudamos para Lisboa, em 2008, e nós passamos o Natal daquele mesmo ano na casa dela, em Barcelona. Em 2009, ela voltou na primavera com a tia Cris. Daí no verão que acabou de acabar nas bandas de cá Marido e eu fomos passar uma semana na casa nova dela, que ficava pertíssimo da praia. Sem contar todas as vezes que fomos ao Brasil e coincidiu dela também estar lá de férias. Enfim... amiga mesmo e das antigas.

Dessa vez a passagem dela por Lisboa foi rápida, de apenas um dia. É que a Mari, assim como outros tantos brasileiros que vivem na Europa, resvolveu voltar para o Brasil de navio. Olha que achado: a passagem é mais barata que a de avião, inclui todas as refeições (menos bebida alcoolica) e – o melhor – o limite de bagagem é de 90 quilos por pessoa. Quem já viveu fora sabe o martírio que é fazer caber tudo na mala.

A única questão é o tempo... a viagem toda leva uns 12 dias. A dela saiu de Barcelona, com escala em Cádiz, Lisboa, Tenerife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Outro porém é o ticket, que é só de ida, uma vez que esses navios são os mesmos que passarão o verão circulando pela costa brasileira. Ainda assim, um achado. Fica a dica ;-)

17 dezembro, 2010

Quanta gentileza!

A amiga de um amigo passará por Lisboa agora no fim de ano e me perguntou se eu sabia de algum restaurante onde passar a ceia de Natal. Este será o primeiro Natal que Marido e eu passaremos por aqui, então tentei me informar.

Liguei para alguns restaurantes típicos e nada. Ao que tudo indica, só em alguns hotéis haverá uma programação especial para a noite do dia 24 de dezembro, mas o que me motivou a vir aqui escrever foi a “simpatia” de uma das senhoras que me atendeu. A conversa foi assim:

Eu: Boa tarde, gostaria de saber se por um acaso vocês estarão abertos no dia 24.

Ela: Não. Toda a gente tem família.

E desligou.

Detalhe: esse é um dos restaurantes de fado mais típico da cidade.

Ainda bem que abstrair e não levar essas gentilezas a peito foi uma das primeiras lições que aprendi ao chegar por aqui.

16 dezembro, 2010

Cenas do cotidiano

Por alguma razão que eu desconheço, a iluminação de certas ruas do meu bairro, incluindo a minha, não tem funcionado muito bem nas últimas semanas. Daí vocês não imaginam qual é o maior perigo que há em andar por essas ruas completamente escuras.

Eu conto: pisar em cocô [que aqui eles falam cocó] de cachorro.

As calçadas parecem campo minado. É nojento. Há a tal lei que obriga os donos a recolherem os dejetos dos seus bichos, mas quem fiscaliza? Então o jeito é criar uma profissão, a de moto-coco-boy.

Eu estava com Marido no final da minha rua quando vi um rapaz como o da foto pela primeira vez. Juro: eu paralizei e a única coisa que passava pela minha cabeça era: “que trabalho de M&#d@!”.

15 dezembro, 2010

Revendo conceitos

Você se dá conta de que mudou alguma coisa nos seus valores quando, ao se deparar com uma linda manhã de sol – depois de dias com chuva ininterrupta –, a sua primeira reação é querer aproveitar para lavar roupa.

03 dezembro, 2010

Credibilidade zero

Colega: Então, o que vais fazer hoje?
Eu: Estudar.
Colega: Xiça*! Isso é o que dizes aos teus pais!

* É uma expressão/ gíria que pode ser usada no lugar de "caramba" ou qualquer outro palavrão leve pertinente na frase.