04 janeiro, 2008

"Rico é aquele que é feliz com o que tem"

Se tive um aprendizado nessas férias foi esse: rico é aquele que sabe viver com o que tem e se sentir feliz.

Durante a viagem, me deparei com muitas pessoas de uma simplicidade sem tamanho, com sorrisos sinceros e coração que transborda. Uma delas foi o "seu" Euzébio. Estou pra ver pessoa mais feliz.

E o que é mais bonito: é uma felicidade gratuita. Não precisamos comprar nenhum de seus artesanatos para ganharmos um sorriso desdentado de orelha a orelha, nem toda a atenção ao perguntarmos sobre o melhor caminho a seguir.

"Tem cestas minhas em todo lugar do mundo: Portugal, Espanha, Itália e até nos Estados Unidos!", nos contou orgulhoso, enquanto confeccionava mais uma peça. Com uma mesa improvisada de frente para o mar próxima a um dos pontos turísticos de Morro de São Paulo, "seu" Euzébio passa o dia ali vendendo água de coco, prozeado e fazendo seus trabalhos artesanais.

Quando tiramos essa foto era de manhã. Voltamos até lá ao fim do dia, pois é o ponto da ilha que tem a melhor vista do pôr-do-sol. Para nossa surpresa, "seu" Euzébio já tinha ido embora. "Bem no horário que ele ganharia mais dinheiro", pensamos. E logo depois concluímos: pois é, ele que é feliz.

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu Eusébio é que é mesmo esperto. E nós aqui, passando a vida atrás de dinheiro e um pouco de diversão, bem pouco por sinal.